terça-feira, 5 de janeiro de 2010

sinuca e a vida


Eu sou a bola branca. A mesa de sinuca é a vida, minha vida. As outras bolas são as lições que preciso aprender. Cada bola encaçapada eu me aproximo mais da grande lição. Deus é quem segura o taco e o taco é o destino. O giz que a gente passa serve para deslizar melhor a mão de Deus no nosso destino. Eu gosto de pensar que o giz é a experiência. Aquele gizinho azul que colocamos na pontinha do taco é o foco. Pode-se jogar sem essas frecurinhas, mas é mais fácil quando tem.
Eu, enquanto bola branca, tenho lá meus desejos e minhas necessidades. Tem hora que preciso acertar as bolas pares, tem horas que preciso matar as bolas ímpares. Mas não dá pra jogar sinuca se não souber "matar" as bolas.
Tem vezes que eu me estrupio toda e me meto no buraco. Sabe quando a bola branca entra no buraco? Pois é, sempre vexatório.
E quando você acha que matou todas as suas bolas, ainda tem a porra da bola um e tem ainda um outro que tem a mesma intenção que você. Matar a um para ganhar o jogo. Tudo bem, às vezes você gannha, outras você perde. Mas nunca, nunca mesmo, se empata em uma partida de sinuca. É ganhar ou perder.
Mas tem aqueles dias que parece que tudo dá certo. Você estoura as bolas nocomeço do jogo e já caem umas três bolas, você sai matando tudo, cada jogada linda, coisa de filme mesmo. E tudo dá tão certo que mesmo quando você fica numa sinuca de bico, dá um jeito, e quando vê, pode até não ter matado bola alguma, mas conseguiu sair da situação com elegância e destreza.
Tô começando um novo jogo. Melhor de cinco. Quem perde, paga.

Nenhum comentário: