quinta-feira, 5 de março de 2009

Entrevista com Helena Porto


Já faz muito tempo que conheço Helena. Posso dizer que fazemos parte da mesma leva de cantoras que hoje já simboliza a " média guarda". Não somos mais novidades e ainda não temos os respeitosos cabelos brancos. Mas estamos caminhando pra isso.
Já trabalhei com ela em teatro infantil. Éramos cantoras convidadas a atuar e Helena se revelou! Seu duende era fantástico! Já cantamos, espremidérrimas dentro de um aquário de gravação minúsculo e super quente, a trilha de outro espetáculo. Já dividimos camarins, palcos, coxias e, com muito carinho, a mesa da minha cozinha onde nos fartamos de café, filosofias e bestagens.

Acaba de lançar seu primeiro cd " Helena Porto, a cidade e seus compositores" eo show de lançamento será sexta feira, dia 06 de março às 20 hs lá no Teatro Interno do Sesc Campinas com entrada franca. E eu to toda boba porque ela é a primeira pessoa a gravar uma canção minha. Caixas Lacradas é uma composição em parceria com Fernanda Dias, que foi a segunda pessoa a me conceder entrevista. Fiquei toda boba mesmo, toda orgulhosa, to me achando. E aqui é a Helena cantando a canção:





Me deu essa entrevista via email...foi e voltou duas vezes e o resultado é isso aqui.



A quanto tempo você está nessa vida de cantora?
Uns 20 aninhos.

Como foi que você começou? Quem te levou?
Eu comecei dando canjas em um barzinho, lá em Jaguariúna ( no bar Barravento). O músico que tocava era aqui de Campinas, o Brandini, foi ele que começou a me chamar para cantar. Depois fui cantar com o Faustão ( Fauto Sobrinho) e Maurício Matin, (este me acompanha até hoje), em seguida com Luis Vasques ( Famoso Cadela).
Mas num palco de teatro, foi o Tito Rivero, que me ouviu dando uma canja e me chamou para integrar o grupo de cantoras para apresentação de um show em homenagem às mulheres no Centro de Convivencia cultural. "Mulher Magia Morena" parceria da Secretaria da Cultura e extinta rádio Morena FM.


Por que demorou tanto pra gravar primeiro cd?
Tantos motivos..falta de grana, medo de crítica, e depois? Pego a bolacha na mão! Tenho que fazer alguma coisa com ela,né? e ai?

Você superou o medo da crítica?
Não que eu tenha superado esse medo, mas, quando meus medos aparecem, costumo
enfrentá-los. Claro que uma crítica sempre dá uma baqueada, quando é negativa, mas hoje tenho mais discernimento para separar o que é realmente uma crítica ou quando se trata de duelo de egos ou um gosto muito pessoal do crítico da vez. Pra minha surpresa e felicidade, tenho chorado muito com as observações a respeito deste meu trabalho (cd). Parece que agora a ficha tá caindo, pois nunca confiei muito no meu "taco". E começo a pensar:Nossa as pessoas estão gostando! Acho que eu fiz uma coisa boa!


O que você achou mais chato nesse negócio de lançar cd independente?
Pra mim, não teve nada chato, curti cada momento, desde os momentos burocráticos até os de relaxamento. Nem fiquei olhando no relógio preocupada com as minhas horas de estúdio!

Você ja mentiu a idade?
SACANAGEM! Algumas vezes...rs! Poucas! E só dois descobriram! (boba! não brinco mais!)

( Eu não co
nsegui resistir! Ela mente mesmo a idade, eu vi! Mas pelo menos não mente dizendo que não mente. Entenderam ou ficou confuso?)

Você acha que sua voz mudou com o passar dos anos? Como?
Alguma coisa mudou, perdi um pouquinho o agudo, mas ganhei outras coisas como afinação melhorada, mais corpo, mais suavidade. arredondamento, o que se obtem somente com o tempo de uso da voz. Por isso que se diz que a voz é um diamante bruto que precisa ser lapidada. E isso é só o tempo que faz.


O que você ouve em casa hoje?
Ná Ozzeti, Ceumar, Rita Ribeiro, Joyce, Dory Caymmi,"Euzinha", Leny Andrade, Steave Wonder, Lenini, Paulinho Moska, Roberta Sá, etc.

( hahahahah..atentem pro " Euzinha" ..hahahahahhaha Ótimo)

Me diga três músicas que você pegou ódio mortal e que não canta de jeito nenhum.
Quem de nós dois, Como nossos pais, Me deixas Louca

( Quem de nós dois? Quem canta isso?)

Nunca vi você de porre, nem doida, nem nada. Você é assim mesmo ou é só na intimidade que solta a franga?
Ja tomei alguns porres inesperados. Mas fico legalzinha, dou risada pra caramba. Eu gosto de bebida destilada, whisk, (12 anos, claro!), campari e saquë são minhas preferidas. Chopp e cerveja, só se tiver muito calor!

Me conte uma coisa que você fez que achou uma loucura, mas só percebeu isso depois.
Quando estava de fogo? Bom, em um dos porres inesperados que tomei, estava num bar comemorando o aniversário de um amigo que distribuia Red pra todos os convidados a cada vez que passava por um. Acho que tomei umas cinco doses, no mínimo, meu copo nunca esvaziava. Conclusão: Subi no palco, arranquei o microfone da cantora, dancei e rebolei. No final da noite estava eu no Mario Grátis tomando glicose. Mas o pior foi ter acordado na cama do bom samaritano que me levou para o hospital e ter consumado o fato! Ainda bem que era um ex namorado. Mas nesse dia passei a acreditar em amnésia alcóolica coisa que eu não acreditava.

(Uma explicação: "Mário Grátis é o apelido para o Hospital Público Mário Gatti. Mais um adendo: eu dava meu dedo mínino da mão direita pra ver a Helena rebolando em palco alheio!)

Fizemos um show juntas, há alguns anos e no camarim eu te vi comendo maçã, fazendo vocalizes e dando corridinhas no lugar para aquecer o corpo. Você cuida da voz mesmo ou aquilo tudo era nervoso pré-show?
Nervoso também, mas eu procuro cuidar não tomando gelado, fazendo muco vibratório quando vou cantar muito tempo e acho que o corpo tem que estar aquecido por inteiro pra ter um bom desempenho. Por isso as corridinhas! rs!

( mais uma explicação: "fazendo muco vibratório" é uma técnica para aquecimento vocal que consiste em soltar o ar usando o trrrr, como o tr que existe na palavra TREM. Ficamos longos minutos lá estalando a língua como retardadas, fazendo barulhinhos agudos que sobem e descem. Uma viadagem só...mas funciona, limpa tudo mesmo, não deixando nenhum muco "sujar" a voz)

E você ainda fica nervosa antes de entrar no palco?
Em um evento grande sim, mas num boteco, não mais!

Você sabe que daqui a pouco seu cd estará, todinho, em algum site de música, em mp3. Isso te incomoda?
Não, acho que se alguém fizer isto é porque gostou dele e ainda tem muita gente que ainda prefere o CD Original. E usa os piratas pra deixar no carro.


O que você acha da pirataria?
Acho que é produzida pelas próprias industrias que fazem a prensagem dos discos, é só mais uma forma de obter dinheiro fácil sem pagar imposto.

Você espera ganhar dinheiro com o teu cd?? Com a venda deles?
Eu esperava juntar um dinheiro suficiente pra gravar um novo CD, mas hoje já penso que se juntar o suficiente pra prensar mais 1000 cópias já tá bão!

( Ô, verdade)

Os tempos estão mudando mesmo. Antigamente tinha a amizade colorida que era um tipo de pau/xereca amiga. Hoje a nova geração " fica". Você é mulher de amizade colorida, de " ficar", de casar ou de ser amante escondida no quarto do motel" ?
Acho que as três opções, dependendo da situação. Do meu momento.

( Perdão, um momento Contigo
Moderna!)

Aproveitando...Você esta casada, solteira, encalhada, " deu mole eu to pegando", desesperada ou disparando pra todo lado?
Deu mole eu to pegando! mas, sempre um de cada vez!

( hummm, moderninha!)

A pergunta clássica desse blog: você daria pro Chico??
Se pintar a química...e uma tiver uma pegada gostosa, por que não? Se bem que ele ta bem acabadinho, né?

( hummmm, cheia de luxo, essa menina)

Eu te acho um muquirana do cacete. Nunca vi um negócio desse! Você acha que minha observação é injusta?
Acho que não sou muquirana, eu tento cuidar da melhor forma do meu dinheiro, já que não tenho uma renda mensal fixa e sim dívidas fixas. Acho que dinheiro é como água, tem que economizar, pra não faltar.

( Sei)

Agora até que existe mais mulheres cantando e tocando mas antigamente era muito mais raro. Você começou a carreira só cantando e hoje assume seu violão. O que aconteceu para que você começasse a tocar?
Voce me atazanou as idéias!!!! rs! Sempre tive problemas com musicos acompanhantes por causa de agenda. Devido a isto, tinha que montar repertorio com vários pra poder trabalhar. Era muito estressante, cada um tinha um jeito, uma energia....ai ficava difícil... aí resolvi te ouvir e foi muito bom hoje sou independente, toco como, quando e onde quero. Mas acho que sofri um pouco de preconceito por parte de alguns musicos por ter tomado esta atitude.
Pois eles passaram a trabalhar com outras cantoras que só cantavam, como se eu não pudesse deixar meu violão em casa. Ou seja de um jeito ou de outro vc. acaba se ferrando porque é canário.

( outra excplicação: eu cheguei a acompanhar a Helena, como violonista, porque ela não tinha coragem de tocar, ela mesma, o próprio instrumento e não encntrava alguém que fizesse isso para ela. E eu vivia dizendo que mandasse todo mundo se foder, porque ela podia sim tocar um violão razoável, talvez menos vistoso, mas pelo menos se libertava desse inferno que é arranjar músico, ensair com músico, mandar músico tirar música, implorar que ele abaixe aquela merda de tom, negociar com músico. Músico é uma raça muito das foda. Uma mulher sábia, esperta ...muquirana, ouviu!)

Já brigou com músico que te acompanhava? Briga mesmo?Por quê?
Provavelmente sim, mas não me lembro o motivo, porque não guardo rancor . Depois de um tempo esqueço.

Você é daquele tipo que come quieta? Estou ouvindo alguns rumores que você pode ser absurdamente discreta...hahahahhahahah...Mas implacável! hahahhahahahahahahah. Não tá fraca não, minha filha! Conta pra gente, conta, conta!
Eu sou discretíssima! Todo mundo me acha misteriosa...mas só me conhece quem tem coragem de chegar perto. Alguns já tiveram essa coragem, outros não! E também quando quero, entro na batalha! De mansinho, é claro! Gosto mais conquistar do que ser conquistada.

( O típico discurso dos "como-queto")

Você se acha gostosa? Tem algum pedacinho seu que você acha um espetáculo e não tem vergonha de mostrar?
Depende do sentido da sua pergunta, se for de gostosa de corpo....acho que não, mas se for de pegada.....acho que sim! Acho que tenho uma pegada boa!!!!!!
Meus peitões são bem elogiados, mas sou tímida, sempre pinta uma vergonha.

( Então, gente, se ela der uma "pegada" e uma "peitada", é gol de placa! Pior que é mesmo. Helena tá muito da bem apanhada, sabe. Putz..devia ter perguntado que diabo de creme ela usa! Merda..esqueci.)


Você faria alguma plástica ?
se fosse algo que estivesse me atrapalhando muito a vida!

Já se arrependeu de alguma escolha profissional?
Não. Só queria poder me sustentar até o fim com a profissão que escolhi.


Você toparia cantar TechnoBrega? Rebolando e tudo...por uma grana boa...com nome falso...e máscara??? Grana boa...daquelas mesmo.
Com Certeza! Já me vesti até de duende bundudo!


( ahahhahahahahah)

Você cantava na frente do espelho, segurando a escova de cabelo como se fosse microfone? Eu fiz muito isso. Aliás, ainda faço! hahahahhahahahah
Eu cantava segurando o cabo do escovão da minha mãe, pois me lembrava o pedestal girafa do Roberto, balançando para os dois lados.


Complete a frase: Quem não gosta de samba...responder " bom sujeito não é" , eu te dou na cara!
Não é bom de cama! Quem não tem ginga, não vinga!


Aproveitando a deixa...já levou uns tapas de alguém?
Prefiro não comentar!

Tá bom..você já deu uns tapas em alguém??
Prefiro não comentar!!

( Perdão, um segundo momento Contigo!
Ai que babado forte!!)


Com quem você gostaria de fazer um show junto?
Com você? O que acha?

( Bem...TechnoBrega? Não sei, sei lá...Nessa onda eu tenho vergonha, mas se for uma emepebezinha boa, sem precisar rebolar, sem precisar sacudir muito as coisas...acho que eu topo!!Vamos!)

Qual será a formação deste teu show de lançamento? Quem vai tocar com você?
Teremos que adaptar os arranjos para um numero menor de instrumentos, pois não será possível apresentar a mesma formação. Vão faltar o cello, o trompete, o trombone e o acordeon. Mas Ficará bonito do mesmo modo, tenho o privilégio de ter excelentes profissionais junto comigo. Na Bateria,Alexandre Odery, contrabaixo Acústico, Zé Alexandre Carvalho,percurssão, Roberto Perez (Magrão),oiano e eeclado, Ricardo Cren (Caco),violão e guitarra, Fernando Baeta (Vassuprem),sax e flauta, Marcelo Fernandes.

( Banda pra lá de boa! Bandão. Combina com Helena)

Qual seria a sua banda ideal?
A que tocasse só comigo. Outra resposta poderia ser: Adoraria cantar com uma Big-band.

Qual é a vantagem de ter músicos tocando só pra você?
Falando num nível profissional, seria a comodidade pra mim e segurança para eles. Mas um dia chego lá!

Fazendo uma ponte com a pergunta acima, você é ciumenta???
MUITOOOOOOOO!!!!
Brincadeirinha! Eu acho que se não der motivo não sou, mas não suporto mentira e mentira tem perna curta e se eu percebo o tamanho da perna, aí fico ciumenta.


Um desejo
Fazer as pessoas felizes

O que te faz sorrir?
Criança, dia de sol, e dente bonito!

O que te faz chorar?
Quebrar laços, perder pessoas, e o irreparável

O que te faz sonhar?
O impossível

Um futuro bom
Compartilhado, t
ranquilo e com saúde

O que te falta?
Um amor correspondido, dinheiro, alegria, emagrecer, vergonha na cara e auto-estima


Que Deus lhe dê tudo isso, em abundância. Menos vergonha na cara porque eu tenho certeza que isso não te fará falta. Você não precisa! E um pouco de insaniodade até que faz bem, né?
Beijos e boa sorte!



E isso aí, gente. Sexta agora, dia 06, lá no Sesc de Campinas.
Eu vou!

3 comentários:

Carô disse...

Adorei a entrevista!!! E o disco está mesmo o máximo, bem cuidado, as canções todas lindas. Imperdível :-)

Claudia Lyra disse...

Não perco nenhuma dessa entrevistas, Tatiana, porque adoro conhecer os músicos da sua região. Sem contar que seu jeito de fazer a coisa é muito legal.

figbatera disse...

A moça tem um timbre muito agradável; canta bem, gostei!
A música também é linda.