quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Entrevista com Diego del Valle




Diego Del Valle.
A gente pensa que ele deve ser filho do dono da empresa de suco, mas não é. Mas bem que podia ser porque ele é um pêssego, um morango maduro, um maracujá tirado no pé de tão delicioso.
Degustava ele fácil, fácil. Não me dá a mínima bola.
Conheci em uma mesa de bar ( óbvio) e adorei ele no mesmo instante. Só fui ouvir ele cantar muito tempo depois e quase que meu queixo caiu. Puta de uma voz linda, cheia de possibilidades, cheia de recursos. Babei.
Faz a melhor imitação que eu já vi na vida da francesa bêbada da Terça Insana e sempre quando ele começa eu passo mal de tanto rir.
Lindo, talentoso, engraçado, inspirado.
Palmas pra Diego que às vezes eu chamo de Tiago, Diogo, o que vier na cabeça.
E ele ri de mim e canta alguma coisa linda e eu me derreto toda. Fizemos a entrevista em minha casa, em uma linda manhã ensolarada depois de uma noite cheia de vinho tinto e cantoria. Nina Simone tocava no som, tomávamos um café passado na hora e fumávamos feito loucos.


Como você começou as cantar e por quê?

Comecei a cantar quando eu era criança, na igreja. Na verdade no Movimento de apoio às crianças carentes, no Pastoral da Criança, na garagem da minha vizinha.

Mas você sente influência de música sacra?
Sim, eu cresci na igreja.

Verdade? E como você virou o que você virou?
Todas as ondas microsféricas da mente de um adolescente.

Uau!Sente falta da Igreja?
Sinto. Na verdade, a igreja teve participação ativa na minha formação religiosa que hoje se mistura com as diversas definições de Deus.

Já ficou de pau duro no palco, por tesão de cantar?
Propriamente dito e ereto? Não lembro quando eu to cantando não é sexual, é mais espírito. Sexual é quando desce do palco, aí o bicho pega!

Você come fã?
Não..por que eu não tenho fãs.

Mentira.
Mudarei a pergunta. Você já comeu quem estava te vendo cantar? Não minta!!
É até uma coincidência, algus relacionamentos que eu tive nasceram assim. Eu não consigo paquerar ninguém enquanto to cantando.

Você não usa música como material de sedução?
Claro que não! Música é música. Sedução é um devaneio real.
( Olhe, gente. Foi a única pessoa que me disse isso na vida! Pra mim todo músico seduz. E sabe que seduz)

E música, o que é?
Música pra mim não tem nenhuma especificação possa se traduzir em corpo. Música é divino.

Você acha que essa sua visão, tem a ver com seu começo cantando na Igreja?
Muito!

Você sente essa culpa católica louca? Aquela coisa do Pecado Original? Você se sente culpado?
De forma alguma. Depois de um tempo que as coisas foram tomando rumos diferentes , a culpa se transformou em ...aceitação...Não, não diria isso..culpa, culpa do quê?

Eu que te pergunto. Culpa do quê?
Culpa, por que culpa? Eu fiz alguma coisa?

Sei lá se fez. Fez?
Não fiz nada que não seja permitido ( ri, escrotamente)

Quais são as suas maiores influências musicais?
No começo, minha mãe cantando no tanque. Minha mãe tem uma voz incrível, ela não sabe disso. É a Gal no tanque!

Ela cantava o que pra vocês?
Tiro ao Álvaro, João e Maria...muitas coisas da mpb. Sempre que eu ouço João e Maria me dá vontade de chorar na hora! Me emociono muito.Aí depois eu criando a minha identidade musical fui ouvindo muitas coisas. Meus pais não tem o mesmo gosto que eu. Pra você entender, o primeiro cd que meu pai me deu foi o de Zezé de Camargo e Luciano. Quis devolver. A maior confusão. Comecei a tocar aos seis anos, muita música de igreja e aí eu descobri um cd do Ray Charles. Fuiquei fissurado, apaixonado! Perdi o cd. E foi crescendo ouvindo essa música negra, jazz, black music. Gosto muito de cantoras nacionais..Elis, a gente tem que falar nela. Bosta, todo mundo já ouviu a Elis! Ainda tem Piaf, Billie Holiday, Jamie Cullum, Céu, Milton Nascimento, Cesária Évora. coisas eletrônicas. Enfim... uma enfinidade de coisas.( faz a voz da francesa bêbada que eu adoro!)

Quais são seus sonhos profissionais?
Agora eu quero cantar as minhas músicas. Cansei de cantar as músicas dos outros. Mostrar um pouco das minhas mediocridades.

E o cd? Quando rola?
Pois é..to fazendo algumas coisas. Tenho muita dificuldade em botar melodia..ah...você vai ser a pioneira nisso. Vopcê nem sabe, né? ( risos). O cd não tem previsão, mas vai sair.

Com quem você gostaria que desse uma canja com você?
Na verdade, ao contrário, né?
Olhe, muito do que eu vi lá em Piracicaba me impressionou. Os artistas de lá. Eu fazia aula de teclado com as freiras. Eu cantava nas missas e as velhinhas iam aos prantos. Era muito engraçado, mas com foco em Deus, né?

E a canja? Quem?
Ai, tanta gente. Já realizei muitas das minhas canjas. Você inclusive. Você não acredita, mas é verdade. Você é uma das minhas referências. Você, Fernanda Dias, Lu Garcia.que eu assistia nos bares que só deixavam entrar com mais dezoito anos. Eu tinha quinze e alisava o cabelo! Eu não conseguiria cantar se a Amy Winehouse estivesse do meu lado.

(Todo entrevistado puxa o saco da entrevistadora. Já é um clássico)

Por quê?
Ela me daria um soco por achar que meu cabelo é um saco de Box!
(gargalhadas)

Você comeria o Chico Buarque?
Se eu comeria? ( pensa um pouco)
Não.

Por que não?
( Não acredito nisso. Quem não daria pro Chico? Quem? Quem?)
Porque ele é muito longe, né?

Se fosse pertinho, voccê traçava?
(Risos)..não também. Eu respeito muito o Chico. Não que comer seja falta de respeito mas éalgo intocável. Praticamente eu estaria comendo o livro Budapeste! Não cabe.

Se te convidassem pra cantar pelado, por uma puta grana, você toparia? Tudo muito artístico, claro!
Não. De jeito nenhum

Qual foi a pior canção que você já teve que cantar?
Pense em mim, do Leandro e Leonardo, na rádio do Sesi em Piracicaba, ais sete anos de idade. Quando eu lembro tenho crises de risos. Foi legal na época, mas foi a pior canção que eu já cantei.

Você tem alguma mania estranha?
Bom..eu não consigo identificar. O que você acha estranho em mim? ( nem me deu tempo de responder )
Mas eu tenho sim. Tenho mania de ET. Tudo que ta no céu pra mim é disco voador e eu cago de medo!!

Já participou de orgias, essas coisas? Como foi?
Isso é uma entrevista musical? ( chocado)
Não, nunca participei de orgias. Aliás, eu só agito. Vivem me convidando. Eu tenho vergonha do meu corpo.

De que parte?
( Não consigo imaginar alguma coisa fora do lugar, meu bem, ai Jesus na Cruz...)
Não sei. Tenho vergonha de me expor.

Você se expõe tanto cantando...
Onde? Na verdade são dancinhas fora do compasso, eu acho...

Se eu te perguntar se você tem pinto pequeno você me responderia?
Não! (gargalhadas)

Quem nunca você aceitaria que cantasse junto contigo? Aquela reação..se subir o palco, eu desço.
Ah, eu sou de boa, mas...com Hitler.

Ele cantava?
Cantava, você não sabia? As marchinhas fúnebres...

Verdade mesmo?
Não sei..eu sempre ouvi ele assoviando...você acha que ele não queria ser artista? Claro!

Você acha que ele era viado?
Totalmente.

Você tem medo de quê?
De ET!
( hahahahah, não me conformo com isso!!)

Fome de quê?
Arroz e feijão

Seu pior defeito
Tentar agradar.

Sua maior virtude
Minha maior virtude é cantar.

Você se acha negão?
Semi. De cor. Mas eu tenho alma de todas as cores.

Um homem que você acha um exemplo
Já que eu não o comeria...Chico Buarque

Uma mulher que você acha um péssimo exemplo
Já que ela me daria um soco, apesar de adorar o trabalho dela. Amy.

Você é a favor da liberação da maconha?
Sim.

E aborto?
É muito complicado. Ao mesmo tempo que você..na verdade eu acho que abosto é egoísmo. As coisas acontecem como devem acontecer.

Isso tem a ver com sua formação católica?
Não. Tem a ver com a minha opinião hoje.

Se você estivesse no Céu e desse de cara com Deus, como ele seria?
Deus? Eu acho que eu não vou pro Céu! To brincando. Deus não teria cara. Deus é você.

Como você gostaria que as pessoas se lembrassem de você?
Pelo meu trabalho

Se eu te pegasse de jeito em uma noite fria, você dava pra mim?
Você tem pinto?

Posso arranjar.
To bem sossegado de coisas plásticas.

Chato. Não sabe brincar.

17 comentários:

Anônimo disse...

Este menino não precisa ter medo de ET, ele não é deste planeta.Que coisa mais bonitinha...gostosinha...inha...inha...inha...e cheio de vergonha e duro na queda. Do jeito que ele falou do que é a musica para ele, não resta duvida isto é um Anjo perdido na terra. Benza Deus, já que ele não dá a chance para a gente benzer. Beijo

Anônimo disse...

ESQUECI DE ASSINAR O GAROTO PERTURBOU MESMO. BEIJO NINITA

Marina F. disse...

Diego é mesmo coisa mais fofa desse mundo, grande cantor também, adoro a voz de veludo. Ah, adorei a volta das entrevistas, querida. Aliás, faz com a Jupa, daria uma entrevista do caralho.
beijos amiga.

Amanda Mezêncio disse...

Que gracinhaaa! =)
Adorei ler...
E a voz então, lindoooona!

Beijos Tatiana.

edna R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
edna R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Super, mega, power, ultra!!


E pra finalizar.
Supimpa!!!!

Voz incrível!

Tatina, tá otéma como entrevistadora ( boas perguntas) hahaha.

beijos.

Rodrigo disse...

Um pessego, um morango, um maracujá... degustar a música dele já é formidável, um bálsamo para nossos ouvidos..e nosso coração... agora degustar o resto tbm deve ser fantástico. Feliz daquele que ele der bola...

Rodrigo disse...

pena que enquanto ele está cantando não paquera né... rs

Anônimo disse...

Contaaa, Tati! Onde esse moço canta??? pôe na roda..hahaha

Tatiana disse...

Eu bem que tento botar na roda, mas ele não me dá bola!
ahahahahahahahahahahahhahahaha

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk... olha só hein .. !!!! essa tatiaba sempre nos deixando em saia justas... rsr... muito, muito muito bom... a tieta rocha... !!!

Unknown disse...

Não o conheci como cantor, mas ja ouvi cantando, fiquei impressionado com o talento, na epoca ele nao trabalhava com musica.
Felismente ele achou seu caminho e canta na noite campineira e logo estara cantando por todo o Brasil.
abçs.

Unknown disse...

Aiii medo de ET???
Que gracinha!!


Bob Esponja

Guilherme disse...

Aew...muita sacanagem o que fizeram com ele...e sem dúvida...no Brasil a maioria não reconhece boa música e bons cantores..eu desacredito no resultado do ídolos 2009..SAULO ROSTON??Por favor..sem noção...o Brasil é MUITO BURRO musicalmente

Unknown disse...

Ei só tem show em campinas do menino envergonhado?ñ tem aki pro sul??
é acho que vou ter que ir até ai pra ver ele cantar;
Larissa Fonseca.

Ana disse...

Caraca, eu amo o Diego.. por favor.. me diz que ele não é gay!! E então, alguem sabe a verdade?