terça-feira, 30 de agosto de 2005

O RISO É DOM SÓ DOS HUMANOS

Já ouvi algumas vezes que somente homens e mulheres conseguem rir.
Sempre achei isto estranho. Será mesmo??
E os macacos ( tenho fascínio por qualquer tipo de macaco)?? Tenho certeza que eles riem um dos outros, até da gente. Me disseram que é um movimento facial que "parece" risada, mas não é...sei não...
Minha cachorra ri quando eu chego. Ela mostra os dentes para mim e eu sei que é um sorriso porque o rabo fica doido, de um lado para o outro. E ela não ri sempre. Só ri quando fica muito, mas muito feliz em me ver. Mas sío ri para mim, afinal ela me ama loucamente.
E um dia um cavalo tirou uma da minha cara. Eu fui andar a cavalo e em cima do cavalo eu fico natural como kisuco de groselha, aquela coisa meio emperdigadinha, mas eu sou muito metida a besta e montei no bicho. Todo mundo correndo feito um bando de loucos e eu ali, o maior medão, mas futuquei o cavalo e fiz vai, meu filho, não deixa esse povo deixar a gente tão pra trás. E lá foi o cavalo tomando velocidade, pocotó, pocotó, os peitões subiam e desciam, a bunda doía, ai meu jesus do céu, mas lá íamos nós, uma correria descabelada, passamos um, passamos dois e eu já me achava uma amazona, tava arrazando, o vento na cara, aquela delícia...eu até ousei olhar pra tras e vi todo mundo parando mas eu, dstemida que só, continuava galopando pelos pastos, existia uma Ana Terra dentro de mim que eu nem conhecia!...até que o filho de uma égua do cavalo me pára de vez, mete as patas da frente no chão e eu me vejo voando por cima da cabeça dele, chegando bem pertinho de uma cerca que tinha surgido do nada e me estaboco no chão com um pacote inválido.
Doía tudo. Do apêncide ao duodeno. Tenho certeza absoluta que todas as minhas vísceras saíram do lugar e estava uma grande bagunça dentro de mim. Mas o que doeu mais mesmo foi meu orgulho que ficou feridíssimo.
O cavalo bufava, balançava a cabeça pra cima e para baixo e mostrava aquele beição de cavalo, aqueles dentões amarelos e ri. Ria descaradamente da minha pretenção de ser uma ágil amazona. Ria do meu vexame. Ria da minha bunda suja de lama e de minha cara de boba. Aquele cavalo ria de mim todinha.
Voltei a pé, andei pra caramba, vinha puxando ele pelas rédeas e toda hora sentia uma baforada em minhas costas. Era ele, cavalo insano, que tirava um da minha cara.
Bicho ri sim...pelo menos eu conheci um cavalo que riu de mim....filho de uma égua

Nenhum comentário: