quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pirei no Batatinha

Quando eu percebi que não sabia nada de samba, fui ouvir.
Escolhi três compositores de samba para ouvir com cuidado, prestando atenção naquilo que me chamou atenção, sem me preocupar se era uma música conhecida no meio sambístico ou não.
A vantagem de dividir casa com uma historiadora que ama música é que ela tem tudo de tudo e tinha tudo de Batatatinha e Candeias.
A letra B vem antes da C e eu comecei pelo Batatinha.
Pirei no Batatinha!! Pirei total. Aqui fala um pouco sobre a vida dele. É um grande compositor baiano que merece toda a atenção.
A primeira música que ouvi, Diplomacia, logo de cara mexeu comigo porque era o que eu sentia. Havia ali uma pungência e uma delicadeza, uma dor que faz com que cantar samba tenha um significado todo especial. Cantar samba em tom menor não é pra qualquer um não! E Batatinha cantava o sofrimento com uma elegância digna de um rei. Fui ouvindo, uma de cada vez, demoradamente. Repetia, ouvia de novo, pegava a letra, pensava e sentia.
Queria cantar quase tudo! Enlouqueci e virei fã do Batatinha.
Percebi que muitos compositores beberam muito no som do Batatinha. Um grande compositor!
Agora tenho dez sambas dele para aprender a cantar e tocar. Cada dia ouço uma canção, tiro a hamonia, altero para meu tom, mexo aqui e mexo acolá e faço isso tudo porque eu vou incluir no meu repertório esse grande compositor. E vou cantar essas canções que não são cantadas mais, fora das rodas específicas do samba.
Por causa dele estou compondo sambas melancólicos. Muito me orgulho destes humildes sambas. Canto em tom menor da mesma forma que meu coração bate em tom menor.
Coerência é a chave.
Com vocês, Batatinha!


Diplomacia ( ele canta)




O Ouro e a Madeira ( Batatinha canta)




Imitação ( canta Gil)

8 comentários:

claudia lyra disse...

Das três, só conhecia a Ouro e Madeira. Meu pai tinha um vinil com essa música, mas não era o Batatinha quem cantava...

Esta que o Gil canta é linda demais.

Tatiana disse...

Duca, né?

Zénérso disse...

Não sei se o que você conhece dele vem da mesma origem, mas tenta esse disco:
http://lix.in/-5e87d1
Tõ ouvindo Diplomacia, agora, antecipando minha audição dessa coleção da música brasileira e que é fantástica e por culpa sua. A sua culpa é pela antecipação, esclareço. Até onde sei você não está na coletânea. E não é por falta de competência, talento e/ou gostosura! Ah! Tem um testemunho dele nessa história aí de cima.

Beijaço!

Tatiana disse...

Batatinha merece ouvidos atentos. As letras possuem uma coisa meio de abrir o coração e falar das coisas que angustiavam ele e somente a ele. Lindo...Ouça com carinho!
E obrigada pela gentileza!!

Zénérso disse...

Ouço mais atento, então... mas como também gosto de fuçar, seguem novos links que remetem a discos de Batatinha. Raros, por sinal... Se é que você já não conhece.
http://www.mediafire.com/?a1hfqmjjbzy
http://rapidshare.com/files/23757079/50_anos_de_samba_Batatinha_brasas_do_Alvarenga.rar.html
http://www.mediafire.com/download.php?otsng1zv0vb
http://www.mediafire.com/?rz4032edy0q

Zénérso disse...

É o que sempre digo: ô merdia!!!
Mas ainda tô por aqui...
Baxô tudo aí? Gostô da parada?

Marina F. disse...

Batatinha é fodaaaaaa.
bjs.

Vércia Gonçalvez disse...

Olá, Tati!

Gostei muito de ter encontrado este seu blog, pois estou em busca do material que traz a obra de Batatinha para download. Me deparei com o seu relato e ameei...pois, como você, sou cantora e estou fazendo uma pesquisa dos sambistas daqui de Salvador, começando por Batatinha...
Ah...só uma coisa "o ouro e a madeira" está sendo cantada, nessa gravção de seu blog, por Ederaldo Gentil, outro sambista daqui da Bahia.

Abraço!

Vérca Gonçalvez