quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

coletor menstrual - mooncup


A Aline que viajou comigo na turnê do Teatro de Tábuas me apresentou ao Mooncup que é um coletor do sangue menstrual, uma alternativa ecológica para quem não quer poluir ainda mais o meio ambiente com absorventes descartáveis.
Vou confessar aqui que não foi isso que me levou a comprar e experimentar o mooncup. Sou uma curiosa em relação a tudo que as mulheres podem fazer em relação ao corpo, aos seus ciclos menstruais, aos métodos anticoncepcionais. Já usei pílula, injeção, diafragma, vários tipos de DIU. Já experimentei absorventes de pano, absorventes internos, externos, imensos ou discretos. E com um coletor menstrual seria possível, a longo prazo, economizar.
Aqui é um blog de uma usuária que explica muito bem todo o conceito.

Um coletor menstrual é um copinho de silicone que é introduzido na vagina e assim o fluxo menstrual é retido. O que eu tenho é da marca Mooncup, produzido na Inglaterra, adquirido através de uma amiga da Aline e paguei R$70,00. Eu comprei o de tamanho A, para mulheres que já tiveram parto normal ou tem mais de 40 anos. O de tamanho B é menor.


Colocação

Achei interessantérrimo aquele copinho, me achei modernérrima, ecológica, consciente e econômica.
Como usei diafragma durante anos não precisei grandes esforços para achar o jeito certo de colocar, nem de tirar. A gente aperta ele e introduz na vagina. Lá dentro ele se abre e se encaixa fazendo uma barreira e coletando o fluxo.Retirada
Para tirar é so puxar a aste de silicone. Eu resolvi cortar essa aste porque eu acho que aquele tubinho me incomodaria. O fabricante diz que isso era permitido e assim fiz.
Me lembrou muito a retirada do diagragma porque rola um vácuo, tem que fazer um certo esforço. Aperta nas laterais com os dedos, o ar sai e assim você retira o coletor sem maiores dificuldades. Elimina o conteúdo, lava o coletor e recoloca.
Eu optei por fazer a retirada e a limpeza durante o banho, nas manhãs e no fim do dia. No box mesmo, retiro, jogo no vaso sanitário o sangue mesntrual, lavo com sabonete íntimo e recoloco.

A sensação
Como usar um absorvente interno.

Esvaziamento ( ou troca)
O mesmo tempo de uma troca de absorvente interno. Eu passo a noite com ele e boa parte do dia.
Quando me excedo, vaza. Mas como o meu fluxo está um tanto histérico por causa do DIU, eu não sei se é assim com todas as mulheres.

Desvantagens
É muito mais fácil jogar no lixo um absorvente usado quando você está na rua, fora de sua casa ou em viagens, como a que eu fiz.
Durante a turnê eu até que tentei usar mas achei que eu não conseguiria manter os níveis de higiene mínimas usando praticamente somente banheiros de postos de gasolina. Eu, atrapalhada que sou, podia deixar cair no chão e eu sei que nunca mais eu usaria o mooncup, por puro nojinho.
Aline levava uma garrafinha de água para o banheiro, tirava, lavava. Um trabalhão.
Mas aqui em casa eu estou usando na boa e curtindo muito.

Colocar o coletor requer paciência e jeito. Algumas mulheres podem sentir dificuldade nessa hora. Aquelas que tem alguma resistência em manipular o próprio corpo também podem estranhar, mas nada que não possa ser superado.


Taí minha dica para você, minha amiga que mesntrua.
Atente-se para as novidades, seja ecológica e econômica.

24 comentários:

Sandra Maria disse...

Que traquitana é essa ???? Parece instrumento, de tortura, da época medieval !!!!!!

N. Calimeris disse...

Isso não machuca o colo do útero???

Tatiana disse...

Morena
abra sua mente e outras partes do seu corop

Tatiana disse...

Georgiana,
Não machuca porque funciona pelo mesmo princípio do diagragma. Ele se encaixa nas paredes da vagina e mal encosta no colo do útero. é um copinho.

Marina F. disse...

Adorei!

Tatiana disse...

Marina,
Vale conhecer

figbatera disse...

Hum, nesse assunto, não vou opinar, rs...

Al Kantara disse...

Ah, que bom que é ser cabra macho !...

Anônimo disse...

definitivamente, não dá!

Frida

Unknown disse...

Tenho um. E adoro!!!!!! Não sei como passei tanto tempo sem um desses, dá até para esquecer a menstruação.

Anônimo disse...

A Mulherada,principalmente aquelas que gostam de sexo bem diferente e bizarro,vai querer que o homem beba o sangue menstrual dela ao esvaziar o copinho,pois existe um ditado que diz: se o homem beber o sangue menstrual de uma mulher ele se apaixona e fica gamado nela e diminui a zero as chances de uma traição.

Não vai demorar muito e isto tambem vai ser vendido em sex shop.

Anônimo disse...

A "amiga da Aline" que a Tati comentou sou eu. Quem quiser saber mais sobre o Mooncup® pode ver meu blog aterraviva.wordpress.com .
Para adquirir o seu Mooncup escreva-me em dalua@aterraviva.com
Realemente o Mooncup fez uma diferença ENORME na minha vida, e recomendo a todas as mulheres que querem se libertar dos antigos padrões de incômodo, sujeira e lixo!

Juliana Vergueiro disse...

A "amiga da Aline" que a Tati comentou sou eu. Quem quiser saber mais sobre o Mooncup® pode ver meu blog aterraviva.wordpress.com .
Para adquirir o seu Mooncup escreva-me em dalua@aterraviva.com
Realemente o Mooncup fez uma diferença ENORME na minha vida, e recomendo a todas as mulheres que querem se libertar dos antigos padrões de incômodo, sujeira e lixo!

Wagner Kuemp disse...

Ola menina,achei vc pelo Deixa sair.Ri muito pelo seu despojamento em tratar de algo "vergonhoso"para algumas mulheres.Ja to te seguindo,parabéns pela voz e bom humor.
Ps Vc ta precisando conhecer outros vegetarianos...

Tatiana disse...

concordo com você, Wagner!

Anônimo disse...

quanto custa um coletor mestrual dathe mooncup

Anônimo disse...

quanto custa um coletor mestrual dathe mooncup

Anônimo disse...

Eu uso todo mês, não me sinto mais vampirizada, minha energia fica mais forte e quando estou com muito fluxo, faço como todas as fêmeas do mundo animal...Segredo!!!

Denise Cabral disse...

Oi meninas, esse é o segundo ciclo que eu uso e estou completamente apaixonada. É aí que agente vê como nosso fluxo é pouco.Super prático, vale a pena experimentar. beijos

Denise Cabral disse...

103

Denise Cabral disse...

Amei,esse é o segundo ciclo que eu uso. Maravilha, estou contribuindo com o meio ambiente e ainda pude perceber o quanto nosso corpo é anatômico e o fluxo não era aquela cachoeira toda. rsrs

Anônimo disse...

tb uso faz pouco tempo e adoro! nem se sente que se está usando! uma preciosidade, real/te!

Tia Yona disse...

Uso há vários meses e só vejo benefícios. Não volto para absorvente nunca mais!

Graziela Silva disse...

No MEU caso machucou, estou com isto me deixou com sangramento no colo do utero.