sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Rio pro mar

Sim, talvez seja a lua que mingua no céu que também comanda as minhas águas e eu dou aquela minguadinha chocha, viro aquele filetinho manso que sai correndo pela terra, todo molhadinho, todo meio boiolinha, todo fraquinho, uma nadica de nada de alguma coisa que já foi rio. E foi rião, rio caudaloso, não era riachinho mixuruca, é rio de pororoca, rio de tibum! Só que agora to assim, meio riacho do navio que corre pro Pajeú, quando já tives dias de Amazonas, de Rio Negro.
Mas eu entendo a minha natureza de água. Não é à toa que Yemanjá briga por minha cabeça com Yansã, a deusa dos ventos, das tempestades, aquela que guia as almas. Tenho em mim essa vontade de galopar tornados, de sair por aí com minha espada, a própria Xena na versão brasileira. Isso tudo é um excesso de Yansã e Ogum em uma mulher só. Vira isso, a Xena Tupiniquim. Mas também tem em minha a força mansa da água. Minha natureza feminina aquática é tão forte quanto a minha natureza feminina do fogo. Eu sei me reconhecer quando escorro miudinho porque já me vi transbordante. E esse conhecimento me leva a não me preocupar com meu filetinho de água mixuruco do cacete porque eu sei que dependendo das chuvas, e na chuva não sou eu que mando, eu posso encorpar. Eu posso vir descendo morro, lambendo poça, carregando orvalho, a cada descida mais de mim eu crio, me acumulo, me encharco todinha e quando dou por mim...virei rio forte de novo, virei água de cachoeira batendo forte na rocha, rindo de me acabar sentindo as pedras por entre minhas coxas, sentindo os matos me agarrarem pelos cabelos, fico doida, quebro tronco, arrasto viga, abro caminho, contorno, cubro, sigo exatamente onde meu instinto me leva, lá para a beira da barra de seu vestido que o povo chama de onda que bate na praia, chego ali onde eu me fundo com uma outra água, eu me bato toda, me misturo, me transformo. Ali eu viro mar.
Então, é só sentar e pedir que chova. Chova muito. Chova mesmo. Tô com saudade de encontrar o mar.

Um comentário:

Marina F. disse...

ô que lindo isso.
bjs.