domingo, 27 de julho de 2008

Moral e ética

Tá aí duas questões muito em voga atualmente.
Mas o que é isso exatamente?
O que é ter ética? O que é ter moral?
Não sabia definir com precisão e fui pesquisar.

Aí eu penso aqui que a minha vida toda eu tentei ser ética e ter moral.
Não tenho grana, não tenho poder, não tenho nada de muito grandioso.
Mas tenho ética e moral. Sim, coisas grandiosas.
Não existe uma única pessoa que possa colocar o dedo no meu nariz e dizer que agi de forma anti-ética. Ao contrário, muitas gente já viu meu dedão no meio da fuça dizendo isso: "tome vergonha na cara, seja ético".
Já briguei com parceiro musical porque vascilou na ética e quis tirar o meu nome e de outra pessoa em músicas em parceria. Briguei por isso mesmo sabendo que ninguém iria gravar as tais músicas, que foi uma escorregada, mas bati o pé, assumi minha postura. Não é certo. Não é correto. Só sosseguei quando a atitude foi corrigida. Perdi o parceiro, isso é verdade, mas valeu à pena.
Já deixei de ganhar grana, de vender plano de saúde quando trabalhava nisso por ver que não seria direito com o velhinho mudar seu plano. Mesmo eu vivendo daquilo não podia empurrar um plano só pensando em mim. Na minha grana. Nunca fui uma vendedora agressiva por ter essas posturas.
Já briguei com amigos quando eles vascilaram.
Já me recusei a me meter em situações por perceber que davam espaço para mal entendidos.
Ninguém neste mundo pode dizer que eu minto, que eu engano, que eu não sou confiável. Ninguém. Ao contrário, a minha fama é de ser tão honesta que beiro a indelicadeza. Não tenho traquejo social. Não sei apertar a mão de um filho da puta porque esse filha da puta pode me ajudar. Não sei fazer jogo político. Não sei ser sutil.
E já tive conversas realmente profundas sobre isso com algumas pessoas que me servem de exemplo de ética e moral. Tenho amigos que são meu exemplo sobre esta questão. Bruno Ribeiro, Carô, Nuno Geraes. Pessoas que me ensinam a pensar com profundidade sobre estas coisas e são espelhos.
Vivo só a muitos anos, longe de família. Muitas vezes foram desconhecidos que me ajudaram. Amigos recentes. A única coisa que eu tenho de real valor é o meu nome, são as ações que eu vou deixando por onde passo e que fizeram essas pessoas abrirem as portas de suas casas, de suas vidas, de seus corações para mim.
Eu digo brincando que eu não tenho dinheiro mas tenho uma agenda de telefone poderosa e que, se eu precisar mesmo, o meu nome, meu passado, minhas ações são as garantias que eu posso oferecer, pelo telefone mesmo, as pessoas viriam me ajudar.
Foram anos para construir esse nome. Essa postura foi talhada muito devagar.
E posso dizer que foi a melhor coisa.
Agora ouvir a mínima insinuação que eu poderia agir de má fé me fode. Me irrita profundamente. Especialmente quando quem sugere isso é uma pessoa que tem a fama mais suja que pau de galinheiro. Uma pessoa que tem a moral maculada, uma pessoa que tem várias qualidades, mas ética e moral não.
E aí eu fico pensando.
As única coisas que me protegem desse tipo de comentário são o meu passado, são minhas atitudes, tanto no foro íntimo quanto na vida profissional. Minha honra. Meu nome.
Então não venha sugerir que eu poderia perder isso tudo que me é tão valioso por coisas pequenas e insignificantes. Isso fere e atiça a minha revolta e a minha ira.
Coisas que você bem sabe que não são legais de atiçar. E quando atiçadas, eu viro bicho. Eu fico louca. Aí desço a mão mesmo, mas bato dizendo " tá apanhndo, caralho, porque você atiçou o meu pior". Mas bato olhando no olho e sabendo que o outro tem a oportunidade de me dar uma bela de uma cacetada na cara. Brigo sabendo porque to brigando e deixando claro o por que da briga. Brigo sabendo que na luta todo mundo apanha e bate.
Até na guerra existe ética.
E eu decidi a muitos anos ser uma guerreira de luz.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito boa sua reflexão e achei muito conveniente essa citação:
"No silêncio forma-se o talento. Mas, o carácter, no turbilhão do mundo." Goethe
grande beijo, Tat!
Ana Paula Marsigli

Menininha bossa-nova disse...

Apesar de só ter te visto uma vez, já li bastante do seu blog e, se me perguntassem sobre você, eu com certeza diria somente coisas bonitas. Acredito que você seja exatamente da maneira que escreveu nesse post.

Obrigada pelos comentários no blog. Esse foi um fim de semana bem legal... tô me sentindo mais feliz do que nunca. Bom saber que vc tb está bem. Vamos combinar algo essa semana, ok?

Vou te passar meu tel por mail. Beijão e boa semana!!!