segunda-feira, 17 de julho de 2006

CONSELHOS MATERNOS POS MORTE

Sonhei com a minha morte e o que mais me incomodava quando eu estava ali, pendurada nos céus, olhando meu corpo morto e vendo meus amigos chorando por mim, eram as coisas que eu não tinha ensinado para meus filhos.
Então esta é uma publicação para deixar por escrito meus conselhos maternos. Um tanto mórbido, eu sei, mas não tenho problemas com a morte.

1- A Lei do Eterno Retorno
Uma lei importantíssima que tem base na física. TODA AÇÃO GERA UMA REAÇÃO.
Ou seja, se vocês forem desleais na vida, receberam desconfiança e deslealdade.
Se forem generosos, receberão generosidade. Maldade gera maldade. Bondade gera bondade. Não esqueçam isso.

2- A Fé move montanhas
Sim, a fé é uma poderosa ferramenta. Então a use em seu proveito.
A força da mente bem direcionada, o controle da vontade, saber focar.
Uma máxima. Desejar, concentrar e projetar.
Acredite. Sempre.

3-A força do perdão.
Exercitem a sua capacidade de perdoar. Cada emoção ruim é uma ligação com alguém ou com um fato que está no passado e nem sempre faz bem manter contato com coisas que já passaram.
Releve. Esqueça.
Mas não seja idiota de virar as costas para quem já te apunhalou. Um olho no peixe e outro no gato.

4- Defenda-se.
Como?
Cada hora exige uma defesa diferente.
Às vezes desviar do ataque é uma excelente forma de defesa. O outro cai no movimento
Mas existem momentos que é impossível evitar o confronto. Nesse caso, brigue sem culpa. Bata e apanhe sem se preocupar com a dor.
Mas sempre que possível, evite esse momento.

5- Imponha respeito.
Só se impõe respeito quando se TEM respeito. Respeito não só acontece verdadeiramente quando se ganha por merecimento.

6- Seja leal aos amigos e cuidadoso com os inimigos. Sempre deixe uma saída de emergência para seus inimigos. Ou até para seus amigos. Um bicho encurralado é mais perigoso do que um livre. Ele já não tem mais nada a perder.

7- Amizade
Amigo de bar, de balcão, de cachaça, de farra não é necessariamente teu amigo.
Cuidado com aqueles que só estão ao seu lado quando você está por cima.
Mas cuidado também com aquele que aparece somente quando você está por baixo.
Amigo ideal é aquele que está contigo para chorar suas derrotas e comemorar tuas vitórias.

8- Amor
Não existe mulher ideal.
Não existe mulher perfeita.
Não existe relacionamento sem briga e sem dificuldade.
Ame a mulher toda. Não só a parte fácil e boa das qualidades dela.

9-Fidelidade
É melhor ouvir que você é um filha da puta lazarento e galinha, que muda de interesse a cada semana do que ouvir que você é um dissimulado escroto que mente e engana por hábito.
Prefiro a verdade dura à mentira macia. Pode ser que você não seja assim. Mas enfrente as conseqüências de suas escolhas. Não seja covarde.

10-Cuide de sue irmão. Sempre. Quero perceber que mesmo comigo longe vocês ainda são uma família.

11- Amor
Amar é sempre um caminho sem garantias. A possibilidade de dor existe em tudo que está vivo. Ame. Ame sempre. Ame muito. Porque quem não sabe amar assim, com este tipo de entrega, na verdade, não sabe viver.É muito triste uma vida seca e sem grandes descobertas. E eu realmente acho que estamos aqui neste mundo para aprender a amar mais e melhor.
Aprenda a amar mais e melhor.
Um adendo: quem come quieto, come duas vezes. Seja elegante com as mulheres de suas vida.
Saiba ouvir e calar.
Saiba chorar por amor. Mas não chore muito porque desidrata e dá olheiras.
Um “vá se foder!" faz milagres!!!

12- Você tem talentos. Então use estes talentos. Pecado é talento desperdiçado. Use seus talentos para fazer o mundo melhor. O teu mundinho ou todo esse mundão de meu Deus. Use esses talentos para ajudar o outro porque é por isso que você os ganhou. Use para o bem. Sempre. A felicidade anda de mãos dadas com a solidariedade.

13-Ser feliz é uma questão de olhar.
Aprenda a olhar a poesia do mundo, a beleza do seu dia a dia. Felicidade está em horinhas de descuido mesmo, nas coisas simples, um café passado agora, o sol batendo na vidraça, no abraço querido da criança.
Queira ser feliz!
Não escolha o caminho do sofrimento. Por que sofrer mais do que o necessário?
Afaste-se de quem é pessimista. Afaste-se dos maledicentes. Dos mentirosos Dos rancorosos. Dos invejosos. Nenhum desses conseguiram a felicidade e não te dão um bom exemplo. Quem anda com porcos, farelos come!!!

14- Existe força em você. A força ancestral que vem de mim e de seu pai. A força da sua linhagem espiritual. A força de seus protetores, de seus guias, da Terra, do Céu. Use-a! Peça por ela e não se esqueça que a força é tua e vem de dentro de você. É tua por direito.

15- Não assimile a culpa nem o medo. A culpa está relacionada com o passado.Aprenda com o passado, mas não deixe que ele te martirize. Use a forçado perdão. Se perdoe!
O medo tem a ver com o futuro. Ele pode ser um bom conselheiro, mas quando está fora da medida vira um paralisador. Medo tem a ver com futuro. Confie.Use a força da fé.

16- Todo mundo tem um karma. Aceito o teu, mas se esforce para altera-lo. Isso é possível. Ás vezes um pensamento, um movimento transformador muda tudo, assim, de repente.

17- Existem Mistérios nesta vida que não podemos ter as respostas. Aceite isso e viva com os mistérios.

18- Seja honrado.
Seja bondoso.
Seja positivo.
Não conte vantagem.
Seja discreto.

19-Não ponha a culpa nos outros. Com certeza, eu ou seu pai fizemos coisas que deixaram marcas em você, tanto positivas quanto negativas, mas assuma a responsabilidade por que escolha é tua. Você pode aprender com os nossos erros. Ou pode tentar entende. Se quiser. Se quiser crucificar a gente, bem...Essa é a tua escolha.
Um dia temos mesmo que "matar" pai e mãe para fazer a passagem para vida adulta.


20-E, finalmente, tenha orgulho de sua história, de sua vida, de seu passado. Faça isso tudo valer à pena. Faça a tua vida valer a pena.

Aos meus filhos, com amor.

22 comentários:

Anônimo disse...

Menina, obrigada por tudo. Vou tentar levar a sério a "espiritualidade". E mais, lendo isso acima, o texto não vale apenas para os teus filhos. Vale para todos que sabem o quanto você é linda e iluminada, em todos os sentidos. Um ser a parte, destes que se vê um ou outro só de vez em quando, uma espécie em extinção (a espécie do ser humano quase perfeito, naquilo que poderíamos ser se não existisse o exército de cretinos que assola o planeta). Alguém que não devemos ou podemos largar nunca mais. Um ser a se aprender. Contigo, aprendo a cada leitura, a cada dia, a cada sensação. E vou me tornando melhor, ou pelo menos tento. Cuide-se. Hoje e sempre. Cada vez mais tenho certeza de que preciso de ganhar na mega sena... Teus CDs seriam um sucesso e teu blog estouro editorial. Beijos.
Ps.: Espero pelo porre.
Ps.1: O Fudeu e o irmão dele têm uma mãe da qual, sei, sentirão saudades para a eternidade.

Anônimo disse...

amiga,
queria eu ter dito isso aos meus filhos


Mônica

Anônimo disse...

amiga,
queria eu ter dito isso aos meus filhos


Mônica

Anônimo disse...

Porra, que foda.
Muito lindo, Tati.
Escreverei meus conselhos à João, se bem que os seus caberiam também na minha boca. Te mando. beijos no coração, e lembre-se que sonhar com a própria morte é tudo de bom (dizem!).
Marina

Anônimo disse...

Eu queria ter ouvido isso de minha mãe, morta há muito tempo...Nunca soube ao cero oque ela me falaria.
Gostaria que fossem essas palavras.
De verdade.
Ma

Gustavo disse...

É legal, mas moral não se ensina.

Gustavo disse...

Mas vc tem razão. Estes posts tristes já estão demais. Tá na hora de mudar de assunto. Fazer chorar é fácil, a arte está mesmo é no bom humor. (Mesmo que não seja necessariamente engraçado, mas deixar as pessoas em um bom estado de espírito é muito mais difícil do que faze-las se entristecerem.)

Anônimo disse...

Saudades daqui!!!
Abandonei o blog de vez!! Cansei das sacanagens mas ainda te visito na surdina da madrugada!!! ha ha ha ha ha hab
Ó... eu acho que moral se ensina sim...uai! Triste é aquele que não tem ninguém pra ensinar porra nenhuma!!
E viva a putaria!!

Flordalma

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gustavo disse...

Vivendo ué!
É assim que todo mundo aprende.

Anônimo disse...

Isso me fez lembrar dos conselhos que Carlos Drummond de Andrade levava dentro da carteira todos os dias, os conselhos de sua mãe, até a sua própria morte. Eram apenas três, e eu não lembro quais.

Concordo com alguns aqui, mas com outros, bom... aí depende de fé, de vivência, e outras coisas das quais não se pode tirar uma conclusão absoluta jamais. Mas valeu!

Anônimo disse...

Adorei o texto Tati! Simplesmente perfeito. Eu bato aqui em casa, bato sempre na tecla da fé, da espiritualidade, do amor, perdão..pq qdo a gente tem apoio espiritua, fé...tudo caminha mais suave. Mentira tbm é outra tecla bem batida aqui...pq a mentira é macia na hora, mas qdo ela perde a perna as feridas são profundas...além do mais quem opta pela mentira, sempre acaba como Pedro da estória do Pedro e o Lobo né?
Resumindo Amor, Fé e Verdade são essenciais para ser uma pessoa do bem. Uma coisa vai chamando a outra.
Chorei ao ler seu texto moler...rs.
Beijo Grande!

Anônimo disse...

Tati!! Perfeito o seu texto!!
Parabéns. Li várias vezes p/ ver se tinha alguns itens que não concordava...e.....NÃO TEM!! Vc realmente estava inspirada ao escrever esse texto, q para mim, serve não só aos seus filhos, mas para muitas pessoas...e de idades variadas...Pq sempre é tempo de aprender!! Felizes são aqueles que tem ou tiveram pais que sabem o que ensinar.
Beijão

Anônimo disse...

É verdade Tatiana..parece estarmos sob a influência de Morpheus...rsrs...Obrigada pelo comentário do meu blog, acho que é a segunda vez que recebo um comentário de algum Blogueiro Maldito..a galera não curti muito meu blog. Não sou boa em escrever contos ou textos assim como vc. Escrevo somente poesias.

Beijos!

Rafael Romero disse...

Certo, mãe.
;)

Anônimo disse...

Lindo.

Não sei onde andava com a cabeça quando parei de visitar isso aqui.

Beijão!

Carmem Luisa disse...

Para não se esquecer das outras palavras, bastam estas.

Marti disse...

Anotados. =)

Tatiana disse...

será que meus filhos lerão um dia isso e, se lerem, lembrarão???
vai saber...

FranciscoLucas disse...

Lucas A.

Bom, eu tenho 21 anos e acho que o mais importante que posso passar aos meus filhos é a minha postura, caso queira que ele seja honesto, eu preciso mostrar honestidade pra eles no cotidiano. Gostei dos conselhos menos triviais, como ser discreto...essas pequenas coisas são tão importantes pra formação do caráter de uma pessoa...enfim e em tempo: Belo post!

Márcia Nestardo disse...

Falhei com você Tatiana... mas pior ainda é a sensação que não tenho tanta estrutura pra enumerar o bom caminho pro meu filhote. Fiquei um pouco atordoada e mais ainda deprê mesmo, porque percebi que ultimamente eu ando precisando muito mais de conselhos de mãe do que tenho escrito os do meus filho.
Valeu pela beleza, pela coragem e pelo exemplo.

Tá na hora da janta... vou fazer o feijão do meu filho e dizer a ele que se alimente sempre, nunca desista de encontrar sabor naquilo que o mantém vivo. É o único conselho que me lembro de deixar agora.

Anônimo disse...

Sei que vc é jovem demais pra isso mas, quer ser minha segunda mãe???? Rs...
Cada leitura que faço aqui, é um aprendizado e tanto!

beijos
Te adoro!

Lígia