domingo, 16 de outubro de 2005

COMO ANDA A TUA CRIATIVIDADE?

[9/10/2005

Como contei, estava tendo uma crise de falta de criatividade.
A pressão para escrever me deixou sem ter o que escrever. Durante uma entrevista de emprego, tive a idéia, desenvolvi o texto e deixo aqui a primeira cronica que mandei pro jornal.
Nem sei se vão usar, mas eu fiz!!!! http://www.blogjornal.blogger.com.br/

" O QUE É CRIATIVIDADE?

Em uma entrevista de emprego ouvi várias vezes, da boca do entrevistador, a importância de ser criativo no mercado competitivo de hoje. Hoje criatividade é necessidade básica de sobrevivência. E eu fiquei aqui pensando o que seria isso, ser criativo. Será que eu sou criativa? Como é que eu uso minha criatividade? Busquei respostas e encontrei estas definições sobre o que é criatividade:

1)Capacidade de elaborar teorias científicas, inventar instrumentos e/ou aparelhos, ou produzir obras de arte;

2)A capacidade de produzir coisas novas e valiosas;

3)A capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras;

4)O ato de unir duas coisas que nunca haviam estado unidas e tirar daí uma terceira coisa;

5) Uma técnica de resolver problemas;

6) Uma capacidade inata que é bloqueada por influências culturais e ambientais.


Eu sou uma pessoa criativa. Tanto que componho, faço letras, escrevo contos, poesia, tenho um blog que me faz produzir todo o dia. Me incluo no item 1.
Minha mãe, por outro lado é incapaz de fazer uma canção, mas tem o dom de aproveitar restos de comida da geladeira e transformar em novos pratos maravilhosos, com cara de coisa nova, fresquinha, feito na hora. Isso também é criatividade. Pode ser incluída no item 3.
Meu filho, um geminiano de 10 anos, consegue inventar milhares de justificativas que o impedem de tomar banho. A água está quente demais. Esta fria demais. Está cheirando estranho. Tem um monstro alienígena morando no box. Tem um comercial interessantíssimo daqui a pouco. Uma dor abdominal intensa começou repentinamente e ele tem medo de desmaiar e morrer afogado. Um sono incontrolável começou nesse instante. Tem uma ferida no dedão do pé que não pode ser lavada porque as bactérias que estão ali são natureza e é preciso proteger a natureza. O amor que ele tem por mim é tão grande que não pode ser molhado porque encolhe e eu não iria querer isso.Com certeza uma criatividade do item 5.
Tenho um amigo que inventa coisas. Um ventilador de carro movido a bateria de 9 volts. Um amolador de facas feito com pedras de seu jardim, um coçador de costas automático que é um pegador de macarrão. Ele é um criativo do item 2. Nem sempre dá certo, mas ele cria e depois pensa nas soluções dos problemas. O item 5.
Uma amiga tem um namorado que é muito ciumento. Se ele sai para ir ao salão ele acredita que ela faz isso para ficar bonita para outro homem. Se ele atende o telefone e desliga, ela deve estar escondendo algo. Se ela está calada, é porque está tramando algo. Esse, além de maluco , ele é um criativo do tipo do item 3. Muito comum, por sinal.
Tenho um amigo músico que nunca compõe algo novo. Pega a harmonia de alguma música que ele gosta, muda a melodia, põe outro lá lá lá em cima, vai colocando palavras soltas, pedaços de frases de outras músicas, chacoalha tudo e se diz músico de vanguarda. Na verdade, ele é um criativo do item 4. Seu lema, nada se cria, tudo se copia mudando um pouquinho aqui e acolá.
Concordo com o último item. Somos todos criativos de uma forma ou de outra.
No nosso universo blogueiro também é assim. Estamos sempre tentando fazer coisas diferentes quando mudamos o template, parece que temos um bichinho que nos obriga a estarmos mexendo em alguma coisa, colocando algo que seja interessante para quem entre. Um constante exercício criativo esse. Chamo estes de blogueiros visuais, onde as imagens são muito importante.
O outro tipo de blogueiro, aquele que dá mais ênfase ao texto, podem ser divididos em dois tipos:
- Aquele que organiza suas idéias a partir de coisas que vivenciam através dos seus sentidos e depois organizam em textos próprios e únicos. São o do tipo do item 1 e 2 lá de cima.
- Aqueles que copiam vários textos, várias imagens e vão fazendo uma colcha multicolorida, cheia de cores de várias nuances, que também acaba sendo única. Um criativo do tipo 3 e 4.

Agora eu te pergunto: Você já se perguntou que tipo de criatividade você coloca em teu blog?
Quais as criatividades você mais tem desenvolvida?
Você já pensou que ter um blog pode ajudar muito no desenvolvimento de sua criatividade, te deixando, então, mais competitivo para o mercado de trabalho??

Pense nisso."

Nenhum comentário: