terça-feira, 23 de agosto de 2011

ervas medicinais no meu ajrdim de casa

Os dias passam curtos ou longos, mas sempre passam.
Nesses dias que ando sumida mexo na terra, determinada a manter minha horta, meu jardim de ervas, minha composteira produzindo, quem sabe até um minhocário.
Minhas mão reclamam um pouco, minhas unhas vivem sujas e quebradas mas o colorido que aparece em minha volta, esses odores todos que surgem quando esbarro em algum verde, isso sim vale muito à pena.
Os manjericões são exuberantemente felizes. Gostam do sol da mesma forma que eu gosto de samba. Hoje fiz uma tintura, um azeite e um vinagre, todos de manjericão do meu jardim. estou absilutamente orgukhosa disso.
A manjerona, o tomilho, o orégano crescem um pouco amsi lentos, mas crescem forte. Tambpem gostam do sol, do vento e do sereno da noite.
A losna é impressionantemente exuberante, como são todas as bruxas verdadeiras. Linda no seu manto prateado. Ainda não me sussurra nada, só se preocupa em crescer e crescer e eu só me preocupo em lhe dar espaço.
Sua prima Artemísia é mais lenta. está indo mas não do jeito que eu gostaria. Não sei se é o vaso pequeno, não sei se não dou a devida atenção de acordo com a sua imensa importância. Na verdade me confundo entre artemísia, millefóloum e canfora. Sei que sção diferentes mas na minha cabeça são todas parecidas e eu acabo chamando por apelin=ds carinhosos e não pelo nome. Sei lá se as plantas sabem dos nomes que demos a elas. Mas essas , as que eu nao chamo pelo nome, crescem menos. Um fato.
Os alecrins estão bem , obrigado. Gostam que eu lhes coce a terra, espalhando, afofando. Juro que gemem.
Calêndula no  vaso junto da pitangueira experimenta o mundo, meio tímida ainda, mas quando se soltar, vai se soltar mesmo.
A hrtelã que plantei direto no chão cresce e se espalha. Quero ver quem é mais poderoso: meu hortelã ou as pragas do jardim.
As melissas se recuperaram mas ainda não acho que achei a mão para elas e para o hortelã do vaso. Acho que no vaso elas não conseguem se expressar. Ainda to apegada a elas pra desistir do vaso e plantar no chão. E dpeois? Se eu sair da casa?
Ah, as flores. Minha sementeira está toda brotada! Linda...
Minha casa agora é assim. Um monte de cheiros, de texturas, barro, terra, folha...adoro!
Adoro mesmo!

Um comentário:

Vivien Morgato : disse...

Texto poético, com cara de Tatiana.;0)
Vou fazer uma horta vertical de ervas, depois te peço uns toques.

beijos.