quarta-feira, 1 de julho de 2009

Como nascem os cd's !)

Você já viu como um cd começa a ser feito? Tem noção do que é necessário, de quantas pessoas estão envolvidas, por onde se começa? Sabe é que é captação, mixagem?
Tem curiosidade?
Pois bem, quem acompanhar aqui o velho blog de guerra Coisa Rara vai saber.
Como eu disse a pouco tempo, comecei a mexer meus pauzinhos para fazer o novo trabalho. Será um cd independente, ou seja, eu banco todos os custos, com muitos amigos envolvidos, muita disposição e, é claro, muita música.
Minha idéia é ter tudo registrado em video, os ensaios, as gravações, a pilotagem da mesa, os encontros entre os músicos, os ataques de bobeiras, e caso haja, até os "pega pra capar". Esse material será disponibilizado na minha página oficial ( tatianarocha.mpbnet.com.br), junto com as histórias de cada canção ( como nasceu, quem é o parceiro, alguma coisa engraçada que tenha acontecido em relação a ela), a letra, a cifra, a ficha técnica ( quem fez o que durante a gravação), de quem é a idéia do arranjo e links para as páginas oficiais dos músicos participantes e parceiros. Todo mundo que de alguma forma está envolvido no cd, estará lá no site. De forma bem despojada mesmo. Deste jeito aqui. Deste meu jeito.
Agora estou definindo o repertório. Quais músicas gravar? Ainda não fechei essa questão mas já posso dizer que tenho a ajuda de Carô Murgel e da Juliana Hilal para realizar esta tarefa hércula. Carô é a idealizadora do site de música popular brasileira , o MPBNet, onde minha página oficial está hospedada. É amiga de mais de vinte anos, tocávamos juntas lá no final dos anos oitenta e é uma grande conhecedora de música. Tem tudo de tudo. Dos sambas antigos aos independentes. Tenho abusado de sua "orelha" e com ela fechei a primeira seleção, com vinte cinco possíveis canções pra ser gravadas. Seu doutorado em história é sobre a poética feminista de Alice Ruiz. Fez mestrado em história sobre a " produção musical feminina na vanguarda paulista". Chique pra cacete, né? Pois é. Essa pessoa chique é do signo de leão, mas é meio broxa porque o ascendente em libra ferra tudo. Minha amiga-irmã mesmo.
Hilal é a parceira de enduro, de trilha e fez as fotos mais lindas do Cantança. A danada é atriz, dançarina, fotógrafa, dona do Paparazzi e ainda por cima economista. Uma geminiana típica. No semestre passado serviu de "ouvido de Minerva". Mostrei muitas canções pra ela observando a reação que causaria e está acompanhando desde o comecinho. Fotógrafa oficial e coordenadora de todo o projeto visual, o que inclui projeto gráfico do cd, site e tudo mais. Tem ascendente em peixes e isso é irritante porque ela nunca está descabelada, desarrumada ou fora do ordem. Tenho vontade de dar na cara dela por causa disso.
Essas duas serão muito perturbadas por mim porque eu não tenho o menor saco pra programação visual, imagem, cor de letra, tamanho de letra, arrumar site, incluir coisas.
Carô será a pessoa responsável pelas atualizações no site, já que é ela que cuida mesmo do MPBNet, e pela produção. Desde produzir café em quantidade absurdas até a palpitar em questões chatérrimas como por exemplo, que tipo de letra se põe na capa do cd, ou ainda ( essa é muito útil) me dar a assessoria astrológica sobre tudo.
Tô começando, minha gente. Tô começando!!
Acompanhem e palpitem também. Não garanto que acatarei tudo que ouvir, afinal sou uma taurina, mas gostaria de dividir esse momento com quem está a fim.
Os mais "palpiteiros" e participativos leitores terão também espaço lá no site e serão "apoiadores informais".
Começo agora a caçada aos apoiadores oficiais, aqueles que podem entrar com grana. Se for uma empresa, terá banner aqui, no site e na contra capa do cd, links, convites para o show de lançamento e uma cota de cd's.
Se for pessoa física, terá a mesma coisa: um destaque especial, convite super hiper mega vip para o show de lançamento e ainda uma quantitade de cd's especiais, onde eu vou incluir músicas que não entraram no cd oficial, videos do making off, fotos, textos, além das canções "formais" que estarão nesse novo cd. Quem apoia tem um material diferenciado, além do nome no cd, é claro.
APOIADORES E PARCEIROS, PRECISO DE VOCÊS!!!!
Beijos!!

30 comentários:

Carô disse...

Esse início merece um café! Qué?

Tatiana disse...

QUERO!!

Anônimo disse...

Que idéia ótima! Porque bastidores as pessoas já fazem, making of também... mas acompanhar mesmo seá o máximo! Você pod colocar umas coisas ao vivo. Tipo, cliqe agora e companhe. Vou adorar!
Parabéns por mais essa, minha amiga.
Taïs Reganelli

Tatiana disse...

Taïs,
A gente não tem grana mas não falta disposição.
E se não encontrar parceiros a coisa fica difícil.
Eu não sei fazer este negócio do " veja agora". Você tem alguma noção sobre isso???

chuck milk disse...

Quero fazer a capa do CD!
Faço na bôa, pra contribuir.
Pode?

chuck milk disse...

Coloco o meu logo na arte, tá?

Bjo!

Tatiana disse...

Chuck
Fiquei emocionadíssima com você!
Claro!
Vamos nos falar pra você se inteirar do projeto como um todo??

Tatiana disse...

Chuck,
Acabei de ver suas ilustrações no orkut. Adorei o traço!

Sonekka disse...

olha, eu quero colaborar com tudo:
- Palpites
- Se possível e coube, música nova :)
- minha fé
- dinheiro( puta que pariu, se me viro pra fazer os meus posso coloborar com o seu de alguma forma. Ainda não sei, vendo alguma coisa, leiloo)
- divulgação
Ah, sei lá. a minha vontade era ser um mega ricaço e facilitar a vida de todos os meus entes queridos.

Tatiana disse...

Sonekka,
Uma música nossa já está no cd, com certeza. A outra que é só nossa ( sem o Zé Edu), aquela que você nomeou de "varandeira" estou vendo aqui em relação aos arranjos e ao conjunto da obra.
Ontem ouvindo ela com você cantando e mantendo aquela linha de violão que eu te mandei, eu achei que ela poderia ser totalmente rearranjada, mudando a levada e rearmonizando tudo. Gosto muito daquela letra que você colocou na música que eu te mandei, mas ela me lembra musicamente muito uma outra canção minha e eu não quero me repetir.
Aceito todos os seus oferecimentos, querido.
A Taïs deu uma puta idéia, de colocar alguma coisa, tipo " assista agora a gravação do cd, ou o ensaio...você está fazendo isso lá na Segunda Autoral, do Caiubi, né? É complicado? Como " fununcia" esse negócio?

Ju Hilal disse...

Querida,
espero mesmo que você me perturbe muito porque você sabe que eu adoro essas perturbações das boas.
Estou animadíssima com o projeto e não vejo a hora de começar a traduzir em imagens esse som todo que vai aparecer.
Beijosssssss

Ju Hilal disse...

Pensa no nosso clip do VOPP?
Vai ser muito divertido...
rs

Tatiana disse...

Acabei de mandar um recado pro Leandro falando que eu queria o dedo dele nesse projeto!
Pensei nisso mesmo. No clip!!!

Sandra Maria disse...

Din din não tenho mas, apoio moral, fazer café, costurar a produção ... ah isso, sempre posso.
Conte comigo!

N. Calimeris disse...

Posso fazer uns textos para, tipo, assessoria de imprensa, release, algo do gênero. Vc escreve bem pra cacete, mas, já que pediu ajuda e eu me formei em jornalismo... pode abusar! bjos

Marina F. disse...

êbaaaa!
quero ajudar a filmar esse making of! Adoro!
bjs.

chuck milk disse...

Tô empolgado, ando inspirado. Vamos caprichar na arte do CD, OK?
Antes de mais nada, eu gostaria de conhecer as músicas ou ler as letras. Só para me envolver mais com o trabalho. Temos algum registro delas no youtube, uma "demo" ou algo assim?
No seu CD e DVD anterior usamos fotos suas. Nesse podemos trabalhar com ilustrações, como as que vc viu no meu orkut, ou podemos prospectar um fotógrafo para fazer esse trabalho com a gente. Alguém aqui se habilita? Vou buscar nos meus contatos também.
Seria bom conversar com você para saber se vc já imagina ou espera algo da arte.
Podemos fazer algo conceitual, mostrando uma idéia, representando a essência do trabalho, enfim...
Se for interessante, podemos abrir um tópico nesse blog para as pessoas que conhecem seu trabalho ou que estejam envolvidas no projeto postar sugestões.
Ou ainda, se não quiser complicar muito, fazemos algo simples e direto sem "viajar" muito. E olha que, se deixar, eu viajo mesmo, divago bastante (rs).

Anônimo disse...

eSQUECi MEU BLOGGGER ID ..
PORISSO ASSINO O NOMINHO ..
SUPER SABER DO CDZINHO ..
(SEM PALAVRÃO TATINHA!)
É APENAS ARRIMO DO VERSINHO!
HÁHÁHÁ.RÁQUELa.

chuck milk disse...

Putz... só agora, com mais tempo, li o texto acima.
Vi que a Hilal vai fazer o projeto visual do CD... (rs).
Sorry, Hilal! Me manifestei por impulso.
Mas no que eu puder colaborar, eu ajudo.
Faço as ilustrações se precisar de algo, OK?

Fernando Siqueira disse...

Querida; apoio financeiro não tenho como... qualquer outra coisa que eu puder fazer, tô dentro, em volta, acima e abaixo. Conte comigo!

Tatiana disse...

Chuck,
Agora é a hora da gente conversar. Você , sem saber, pegou na veia a minha ideia!
É isso aí!

Eduardo disse...

Posso fazer a direção de tudo que envolver sua imagem ao vivo, ou seja, seus videos e seu show de lançamento. Quer?
Du

Tatiana disse...

Du, Aceito toda feliz!

chuck milk disse...

Legal! Gostaria de conhecer o conteúdo do CD. Você tem algo para me mandar? As letras ou algo gravado. Prometo não jogar na rede (rs). Já chegaram a pensar em um nome? Conhecendo um pouco eu levanto a bola, dou algumas sugestões e todos podem opinar.

Tatiana disse...

Chucc,
qual é o email pra eu te mandar???

chuck milk disse...

Meu e-mail: chuckmilk@uol.com.br

Sabrina Zahara disse...

ahh, eu tbm quero ajudar... assim que descobrir como, eu aviso rsrsrs

Tatiana disse...

Sabrina, Georgiana, Gô, Morena,
Esse comentários me deixa totalmente feliz@!

Luli disse...

Assessoria de imprensa fica por minha conta!!! Estou nervosa só de ouvir falar no projeto!! Que vontade de estar aí...

Zénérso disse...

Caraca! Queria ajudar de alguma forma, também... Mas acho que estou longe pra cacete. Faço assim: acompanho tudo muito atento, já que gosto pacarai do seu trabalho e quando sair o disco... ouvo! Ouvo até furar. Se bem que já vem com furo...