quarta-feira, 8 de abril de 2009

a mulher e as ferramentas básicas

Todo mundo me sacaneia porque eu adoro uma ferramenta. Falam que isso é coisa de sapatão e eu, com esse jeitinho delicado de ser, com minha tara por ferramentas, furadeiras e tal, fico um clichê. Mas quem sempre viveu se virando tem que saber resolver os problemas de uma casa com independência e autosuficiência. Adoraria ter um moço robusto, forte e suado resolvendo todos os pepinos de fiação, de cano, da casa, mas a vida não é assim. Aceito isso e meto a mão na massa.
Por isso minhas ferramentas são um tipo de xodó. O que seria de mim sem meu martelo? Sem minhas chaves de fenda? Sem meu alicate hidráulico?
Então decidi colocar aqui um kit básico de ferramentas e coisinhas para a mulher moderna que tem que se virar só:

1- Chaves de fendas de tamanhos variados. Chave de fenda é uma coisinha que a gente aperta parafusos que tem somente UMA fenda. Encaixa e gira. É assim que usa. Já existem chaves de fenda com imãs na ponta o que é uma maravilha porque você fica puta da vida quando quer acertar a merda do buraco do parafuso e o tal cai no chão. A gente quer morrer! Mas com a chave de fenda com imã na ponta esse problema não te incomoda mais! Outra coisa boa são umas mini chaves de fenda pra parafusinhos, tipo óculos, PC, som, essas coisinhas. Vende em uma caixinha muito da formosa e parece chave de fenda de criança, mas não é. Se você estiver ficando cega, aconselho uma lupa. Eu tenho uma amiga que tem as três coisas. Chave com imã, lupa e veieira.
2- Chave philips. É uma chave de fenda que tem tipo uma cruzinha na ponta. Para parafusos com duas fendas, em cruz. Normalmente aparelhos eletrônicos usam esse tipo de parafuso. É legal ter uma chave dessa em tamanhos variados.
3- Alicates. De ponta fina ( excelente pra trocar a resistência do meu chuveiro), de corte ( para cortar arames e afins, desencapar fios), alicate-alicate ( aquele com cara de alicate e jeito de alicate, bem normal) e hidráulico ( para canos).
4- Chave de rosca e chave inglesa. Não faço idéia porque chamam de chave inglesa. De um lado uma boca, do outro um espaço pra encaixar na rosca. A gente usa para tirar e colocar rosca. Rosca é uma coisa que a gente coloca na bunda de alguns parafusos para que ele fique fixo. A chave de rosca "enrosca" a porca em algum parafuso. Ou desenrosca, óbvio.
5- Buchas e parafusos variados
6- Pregos, preguinhos e pregões
7- Martelo. Amo martelar! Mas tem que ser um bom martelo, pesado, robusto, marteludo. Eu tinha comprado um martelo vagabundo, estava em redução de gastos e no primeiro PAM que dei, o cabo ficou na minha mãe e a peça de ferro do martelo saiu pelo mundo. Quase morri. De susto e de raiva.
8- Uma furadeira é uma das melhores invenções do mundo. Furo tudo e soco prateleiras, suportes de plantas, o que for necessaário. Tem umas bunitinhas, bem femininas, do tamanho das mãos femininas. Não a minha que tem 22 cm de lapa, mas das mãos femininas em geral.
9- Trena para medir as distâncias e os tamanhos. Eu adoro uma coisa que é chamado de "nivel", eu acho que é assim que chama. Tem um líquido com uma bolha dentro. Pra a gente ver se colocou uma prateleira reta. Se a bolha ficar no meio, tá certinho. Se a bolha ficou torta, sua prateleira está torta. Para quem tem alguma coisa no mapa astral em virgem ou libra. Eu tenho lua em libra. Amo um nível.
10- Parafuradeira. Isso eu não tenho mas, puxa vida, adoraria que alguém me desse no meu aniversário. Alías, ouvi dizer que existe uma furadeira que é parafusadeira também. Só de pensar nisso me dá arrepios de satisfação. Toda parafusadeira vem com um coisa que eu não sei o nome que serve pra apertar a boca da parafusadeira com a broc correspondente. Eu chamo essa peça de "puta que pariu", porque ela sempre some quando eu estou furando alguma coisa e aí como eu tiro a broca da furadeira? Puta que pariu, lógico!
11- Eu tenho um monte de broca de tamanhos variados e para uso em materiais variados. As brocas só são úteis de você tem uma furadeira. A broca é que faz o buraco pra colocar a bucha ( um negocinho de plástico que a gente enfia no buraco que a broca fez e coloca o parafuso). Só não tenho mais a furadeira porque algum filhodaputa que há de estar sem os dois braços me roubou. Mas tudo bem, eu ainda gosto de ficar olhando as minhas brocas. Lindas as minhas brocas.
12 - Um serrotinho. Tem uns super simpáticos, fininhos, delicados. Serram tudo. Até carne congelada. Eu já fiz isso
13 - Veda rosca. Um tipo de esparadrapo de material plástico que - veja que coisa - veda rosca! Entendamos que o legal do veda rosca e vedar a água que escorra. Ou seja, para parte hidráulica. Uma torneira, um chuveiro, uma mangueira de máquina de lavar.
14- Fita isolante. Isola. Para parte elétrica. Existem agora uns quadradinho que eliminam as fitas isolantes e servem para unir fios. Um quadradinho com entradas para a gente colocar o fio desencapado de um lado e outro buraquinho pra colocar o outro fio desencapado.. A gente só encaixa no buraquinho, aperta o parafuzinho minúsculo ( com sua chavinha de fenda minúscula) e tchanan - o fio está conectado e isolado. Lindo!!
15- WD. Ou algo do tipo para "azeitar" alguns parafusos, porcas e etc. Tem horas que é um saco ficar fazendo força. Azeita a peça e tudo facilita.
16 - Uma caixa de ferramentas. Acho um luxo uma bela e recheada caixa de ferramentas e afins.

Com isso já dá pra se virar muito bem.
E como o tempo está passando e eu tenho milhares de furos pra fazer para pendeurar minhas plantas, me despeço.

PS: Uma massagista japonês deveria caber dentro de uma caixa de ferramentas. Uma necessidade básica para mulheres que fazem mudança e carregam caixas, e que estão praticamente entrevadas.
Ai, meu lombinho.

9 comentários:

Marina F. disse...

depois não quer que falem que é sapata - hehe...saudades.

Marina F. disse...

depois não quer que falem que é sapata - hehe...saudades.

Ricardo Kersting disse...

Oi Tatiana
Não sei se essas coisas que escreveste são só para mulheres, eu achei muito legal.. Engraçado cheio de ternura rsrsrs. Desde a primeira vez que vi o teu blog gostei.. Este texto está maravilhoso.. És cantora e compositora não? Gostaria de ouvir como é que faço?

Abração

Ricardo Kersting disse...

Não precisa responder essa perguntinha cretina.. Já achei!! descobri a América.
Beijão

Ju Hilal disse...

Essas são as ferramentas BÁSICAS???
Nem consigo pensar em quais seriam as avançadas....
rs
Beijão

Tatiana disse...

Conheço um monte de sapatas que nem marteçlo tem!
Sou uma mulher moderna e independente que adora uma ferramenta.

Anônimo disse...

Eu adoro uma caixa de ferramentas tb, acho o maximo e adoro martelar, parafusar, trocar tomada, lampada e olha que tenho 3 homens em casa, mas so sabem trocar corda de guitarra e violão...rsrsrsrs. Tati, estou com uma parafusadeira emprestada aqui é é uma maravilha, supimpa...não quero mais devolver...o parafuso entra que é uam belezaaa....ahahahaha.
Muito boas suas dicas.Beijão

Gika

Anônimo disse...

Minha filha, me deliciei com o post! Quem foi que disse que ferramenta não é coisa de mulher? Talvez se houvesse o robusto de plantão capaz de fazer tudo mesmo... Eu sempre me virei melhor que o dito cujo quanto a isso e ele ficou assombrado de eu ter uma caixa de ferramentas. Estou precisando já repor algumas peças e seu roteiro foi ótimo para me lembrar kkkk

DAGUA PRO VINHO disse...

Vi seu endereço em outro blog e vim te fazer uma visitinha.
Que lindissimo seu blog! parabens!!!!
já sou seu seguidor.