sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Oi, gente. Cá estou pedindo sua colaboração. Seria uma indelicadeza fazer isso sem me apresentar.
Eu me chamo Tatiana e eu nasci em Niterói, fui criada em Salvador e atualmente moro em Campinas, São Paulo. Tenho dois filhos, vivo com um homem que é louco pelo Flamengo, tenho três gatas pretas e três cachorros vira-latas.
Também me chamam de Tatiana Rocha, cantora e compositora, pesquisadora da cultura popular, guerrilheira da música independente com nove cd's gravados, um dvd e um monte de trilhas para teatro. Vivo da música e para a música.
Mas também atendo a quem me chama de Mãe Tatiana de Yemanjá, dirigente espiritual do Terreiro de Umbanda Mãe de Deus, com sede aqui em Campinas e que tem como braço artístico o grupo de samba de roda Samba de Yayá, idealizado por mim e formado por todos os meus filhos de santo. Um adendo importante: Yayá é a forma carinhosa que eles me cumprimentam e significa mamãe. Bonito, né?
A mulher, a artista e a dirigente espiritual se fundiram, no grande barro da criação, e nasceu a escritora. Nasceu sem eu perceber, no meio das ervas que eu plantava, no bafo da panela no fogão, nas madrugadas solitárias e nos intervalos das visitas regadas à café, na mesa da cozida manchada pelo tempo e por tantos cotovelos. Escrever sempre foi libertação para mim.
Um dia, me deu vontade de contar uma história que explicasse o que se faz necessário para que uma pessoa se torne um líder espiritual, que falasse do tanto de gente que se prontifica a ajudar, tanto na terra como nos céus,  para a preparação de um soldado do bem e do amor, acima de tudo. Sendo umbandista, nada mais natural que contar essa história usando o universo mágico da Umbanda, suas lendas, seus cantos, seus orixás, seus caboclos, guardiões e pretos-velhos.  Assim nasceu o meu primeiro romance batizado de BRIGADA DE OXALÁ.
Isso, por si só, já seria uma alegria e uma grande vitória, mas o homem com quem eu vivo é compositor também e, no meio de uma conversa de casal, surgiu a ideia de fazermos a trilha sonora do livro, com canções que falassem de passagens e personagem da história, como se faz em filmes e séries de televisão. Alexandre Lemos, o marido-parceiro, escreveu a maioria das letras e eu fiz as melodias. Algumas canções nasceram só de mim, outras só dele e quando vimos, era um material muito rico e tão afinado com a história que ficamos loucos pra mostrar o trabalho pronto para todo mundo.
É por isso que estamos aqui. Precisamos de sua colaboração para viabilizar esse projeto tão desejado e que tem relevância em muitos lugares. Primeiro, é meu primeiro romance e isso já sensacional e eu fico feliz de poder dar voz e vida a esses personagens que eu aprendi a amar. Depois tem essa parceria musical de dois compositores independentes que se dispuseram a compor especialmente para a trilha do livro e esse encontro é de uma entrega linda que merece ser apreciada por todos. Finalmente, uma questão que acreditamos ser de importância primordial: o respeito pela tradição da cultura afro-brasileira e da liberdade religiosa. Os tempos andam estranhos e a arte sempre foi uma arma poderosa contra a intolerância. Artista também participa e estamos fazendo a nossa parte.

SOBRE O LIVRO
O menino Damião está pretestinado a ser um dirigente espiritual, no futuro. Para isso precisa ser orientado e protegido. O livro narra o esforço de várias pessoas para que a missão espiritual de Damião tenha sucesso. Todos os personagens estão ligados a ele de alguma forma: a velha yalorixá que o guia, o jovem ogam, a Madre, os guardiões que são convocados para a batalha, os Orixás, o preto-velho, todos unidos como uma imensa brigada de luz.
A história busca retratar de forma poética as lendas,  mitos, ritos, símbolos e fundamentos da Umbanda em sua missão pelo bem e pelo amor.
A ilustração da capa é de Rety Ragazzo.
Leia aqui um capítulo do livro!
SOBRE O DISCO
O disco é a trilha sonora do livro. Todas as composições são inéditas, compostas especialmente para o projeto, e são de autoria de Tatiana Rocha e Alexandre Lemos, que dividem a direção musical.
Alexandre  Lemos é compositor com mais de 150 canções gravadas, por inúmeros intérpretes e parceiros, entre eles Ney Matogrosso, Renato Teixeira, Sergio Reis, Marjorie Estiano, Ceumar, Celso Viáfora, MPB4, incluindo a própria Tatiana Rocha.
 
COMO APOIAR
 
Para apoiar este projeto é muito fácil, basta escolher um valor com o qual você deseja contribuir. Você ainda receberá uma ótima recompensa de acordo com cada valor, que está ali no canto direito da página!
 
SOBRE A BENFEITORIA
 
Esta é uma nova plataforma que possibilita a você, público, colaborar com os artistas e fazer os projetos culturais acontecerem!
Seja você colaborador do meu projeto!
 
PARA TIRAR DÚVIDAS
Você pode enviar email diretamente para nós no brigadadeoxala@gmail.com

Nenhum comentário: